quarta-feira, 5 de maio de 2010

O 1º Intercâmbio a gente nunca esquece - A procura de agências de intercâmbios

O ócio me pegou de novo, então resolvi falar um pouco sobre meu primeiro intercâmbio.
A idade vai subindo e cada vez mais a vontade de ver o mundo com seus próprios olhos cresce. Foi o que aconteceu comigo, tenho muitos amigos que com 15 anos já foram morar sozinhos no exterior, e eu, na época com 18, também queria ter essa experiência. Comecei a pesquisar lugares e agências, fui a diversas feiras de intercâmbio (que, aliás, acho muito útil), e o que começou com um "talvez" terminou com um "com certeza".

Entrei em contato com diversas agências, mas as que me chamaram atenção foram STB, CI (por serem mais conhecidas) e EF (por ter amigos que já viajaram através desta). Acabei escolhendo a EF por um motivo maior: a agência é da própria escola, o que me fez acreditar que o controle de qualidade é maior. Talvez não, mas não me arrependi da escolha. Posso dizer isso porque como a escola/agência é da Suécia poucos brasileiros a conhecem, portanto, há poucos brasileiros na escola e na classe. O que ajuda na prática de outro idioma, afinal ninguém vai viajar para voltar falando um espanglês e um português perfeito, né?! Enquanto a STB e CI mandam para uma escola que têm contrato. E como as duas são muito grandes, muitos brasileiros vão para a mesma escola (muitas vezes é até a mesma escola para as duas). Aliás, conheci muitos brasileiros no meu intercâmbio que foram por essas agências, a classe deles tinha uns 16 brasileiros, enquanto a minha, tinham 16 alunos e eu era a única brasileira. Não to falando que não vale a pena pesquisar e visitar essas duas agências, esses meus amigos aproveitaram muito a viagem deles, mas é importante ter em mente o propósito da viagem e ter cuidado para não perder uma ótima oportunidade, procure pesquisar tudo, a quantidade de brasileiros na mesma classe é um ponto fundamental para quem quer ter contato com novas culturas e realmente aprender um novo idioma, e às vezes é esquecido.

No próximo post continuarem contando mais detalhes sobre a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário